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Estratégia e Vantagens Competitivas
Os principais elementos da estratégia da M. Dias Branco para aumentar a rentabilidade e lucratividade são:
- Expansão da liderança de mercado.
A Companhia está comprometida em expandir e fortalecer sua posição de liderança nos mercados onde atua. Para isso, pretende:
(i) prosseguir com o processo de fortalecimento de suas marcas, por meio de investimento em marketing e esforço institucional em pontos de venda;
(ii) aumentar sua já significativa base de clientes através da diversificação de seus canais de vendas e pela expansão geográfica, especialmente em áreas onde não tem market share relevante, por crescimento orgânico ou por meio de aquisições;
(iii) desenvolvimento e lançamento de novos produtos e produtos complementares às linhas existentes, para áreas de mercados onde já atua.
- Outras categorias.
A Companhia também está atenta a oportunidades de entrar em novas categorias do setor de alimentos que apresentem sinergias com as que já atua, o que pode ocorrer de forma orgânica ou inorgânica com foco em produtos que possuam preço médio e margens superiores as da Companhia.
- Aumentar sua exposição internacional.
A Companhia busca expandir a presença no mercado global por meio do crescimento das exportações e/ou aquisições fora do Brasil, alavancando os volumes, otimizando o uso de sua infraestrutura e melhorando a sua exposição cambial.
- Melhoria da eficiência operacional e controle de custos.
A Companhia está comprometida em melhorar a eficiência de seus processos e em avançar na sua estratégia de verticalização a fim de agregar maiores margens. Para isso, pretende aumentar sua produtividade mediante:
(i) a otimização do uso de sua infraestrutura;
(ii) a otimização da flexibilização de sua cadeia produtiva;
(iii) a manutenção de um parque industrial moderno com tecnologias de ponta e operações state-of-the-art;
(iv) o aumento do fornecimento de farinha de trigo e gordura vegetal para suas unidades industriais produtoras de biscoitos e massas, com o objetivo de atender 100% de sua necessidade; e
(v) o aumento da eficiência de sua rede de distribuição no país.
Além disso, a Companhia continuará a implementar controles de custos cada vez mais rígidos e modernos, visando aumentar sua lucratividade, inclusive pelo fortalecimento de programas voltados à otimização do consumo de energia e do tempo de estocagem de insumos pelo uso ainda mais intenso das ferramentas de planejamento de compras e produção.
- Liderança nos mercados de biscoitos e de massas no Brasil e posição relevante no mercado nacional de farinha de trigo.
Desde 2003, a Companhia é líder nos mercados de biscoitos e de massas no Brasil, tanto em volume (medido em toneladas), como em valor de vendas, com base na pesquisa de market share realizada pela Nielsen. A Companhia apresentou um crescimento consistente nessa liderança no Brasil em termos de market share em volume de vendas, passando de 13,5% para 32,0% em biscoitos, e de 17,8% para 31,0% em massas, conforme dados divulgados pela Nielsen para os anos de 2003 e 2022, respectivamente. Importante mencionar que até o ano de 2016, os dados de market share da Nielsen consideravam os estabelecimentos varejistas, e a partir de 2017, passaram a considerar os estabelecimentos varejistas mais o cash&carry.
A Companhia acredita que essa liderança e posição relevante nas linhas de produtos em que atua, estão associadas, principalmente:
(i) à força de seu portfólio de marcas, reconhecido junto ao seu público consumidor, com destaque para Adria, Piraquê, Vitarella, Fortaleza, Isabela, Richester e Finna;
(ii) à alta qualidade de seus produtos, juntamente com sua abrangência para atender os mais diferentes mercados (de populares a premium);
(iii) ao seu modelo de distribuição – que permite uma grande abrangência especialmente no pequeno e médio varejo; e
(iv) à logística de produção de âmbito nacional.
- Portfólio de marcas fortes com abrangência nacional e distribuição pulverizada.
Por meio de suas principais marcas, altamente reconhecidas junto a seus consumidores, a Companhia atua em todo país, tanto com marcas nacionais (como Vitarella, Adria e Piraquê), como com marcas regionais (como Fortaleza, Richester, Isabela, Pilar e Estrela), as quais ocupam posição de liderança de mercado. Sua distribuição permite uma grande penetração no pequeno varejo, seja por meio do seu sistema de distribuição direta, seja por meio de distribuidores e atacadistas, contribuindo substancialmente para a baixa dependência das grandes redes de supermercados. A Companhia acredita que, desta forma, é possível chegar aos consumidores de diferentes perfis, inclusive nas mais distantes localidades do Brasil, proporcionando os mesmos diferenciais de atendimento aos seus clientes em localidades onde não possui plantas industriais.
Abaixo, apresentamos nossas marcas e seus hotsites:
- Moderno parque de produção, com plantas estrategicamente localizadas.
A Companhia possui atualmente 18 unidades industriais, dotadas do que há de mais moderno em tecnologia de produção de produtos alimentícios no mundo. Todas as plantas estão estrategicamente localizadas e próximas de seus principais mercados de atuação (oito no Nordeste, cinco no Sudeste, quatro no Sul e uma no Uruguai). Tal estrutura de produção permite ampla flexibilidade na escolha da melhor planta de produção para atender cada mercado que a Companhia atende, além de contribuir para:
(i) a redução de custos de transporte até seus clientes;
(ii) a agilidade na entrega;
(iii) o maior conhecimento e abastecimento regular dos mercados locais; e
(iv) maior amplitude do portfólio de produtos.
A Companhia tem realizado expansões estratégicas ao longo dos anos, por meio da construção programada de novas unidades industriais e comerciais espalhadas por todo o País. Em 2022, os investimentos totalizaram R$ 280,2 milhões, com destaque para os investimentos com a implantação do sistema SAP (projeto Simplifique) e adequação de maquinário para redução de gramatura e flowpack.
- Solidez financeira e forte geração de caixa para sustentar estratégia de crescimento.
O EBITDA da Companhia atingiu R$ 900,4 milhões em 2022, 3,3% de CAGR quando comparado com 2013. Ao final de 2022, a Companhia possuía uma relação dívida líquida/EBITDA igual a 1,8x. A Companhia acredita que a expansão orgânica e as aquisições lhe possibilitarão prosseguir com sua estratégia de crescimento e lhe qualifica como importante candidato para consolidação do mercado nacional de biscoitos e massas.
- Linhas de produção predominantemente localizadas em regiões de incentivo fiscal.
As unidades industriais localizadas no Nordeste do Brasil são contempladas com incentivos fiscais estaduais e incentivos fiscais federais, uma vez que tais unidades foram construídas e implantadas nos termos de Projetos de Investimento de novos empreendimentos econômicos apresentados e aprovados pelos respectivos estados ou, no caso federal, pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), no âmbito das políticas públicas estaduais ou federais de fomento ao desenvolvimento. Tais incentivos, concedidos como subvenções para investimento, nos garantem recursos de capital para investimento na expansão e modernização dos negócios. Os incentivos e benefícios fiscais concedidos proporcionaram à Companhia uma geração adicional de caixa no valor aproximado de R$ 689,8 milhões em 2022 (R$ 538,5 milhões em 2021).
- Equipe experiente de administradores e quadro qualificado de colaboradores.
Sua equipe de administradores possui ampla e sedimentada experiência nos setores em que atua, o que a Companhia acredita ter contribuído para o consistente crescimento de sua liderança de mercado, suas receitas e resultados, a despeito de condições econômicas instáveis e ocasionalmente adversas. A Companhia acredita que o crescimento histórico das suas receitas e a expansão bem-sucedida dos negócios é resultado direto de estratégias executadas por sua experiente equipe de administradores. Adicionalmente, a Companhia conta com um quadro de colaboradores formado por mais de 16 mil profissionais, com base em dezembro de 2022, treinados, motivados e envolvidos num plano de participação nos resultados, conforme alcancem metas específicas, alinhadas ao seu plano estratégico e orçamentário.
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