Breve Descrição do Setor de Biscoitos no Brasil

Os biscoitos são segmentados em Recheados, Crackers e Água e Sal, Wafers, Maria e Maisena, Secos e Doces, Amanteigados, Salgados, Rosquinhas e outros. Em consumo per capita, atualmente o Brasil consome cerca de 7,021 kg por habitante ao ano conforme dados da Nielsen & IBGE – Elaborados e divulgados pela ABIMAPI.

Em 2019, de acordo com dados da AC Nielsen, o Sudeste foi responsável pelo maior volume de vendas de biscoitos no Brasil, cerca de 46,5%, já que possui a maior renda per capita do país e que o consumo destes produtos são fortemente influenciados pelo poder aquisitivo das famílias.

O Brasil ocupa a posição de 4º maior vendedor mundial de biscoitos em toneladas, com registro de 1,27 (milhões de ton), comercializadas em 2019, segundo os dados da ABIMAPI e Euromonitor.

Até o início do Plano Real (implementado em meados de 1994), o setor era caracterizado como sendo predominantemente de capital nacional e dirigido por empresas familiares. O setor passou por um acentuado crescimento, levando ao início de um processo de compra das empresas menores pelas grandes marcas internacionais. Em 2003, com o controle da Adria passando para a Companhia (que a incorporou posteriormente), a liderança do mercado brasileiro voltou a pertencer a uma empresa de capital nacional. Atualmente, a Bauducco encontra-se em segundo lugar com participação de 8,6%, a Nestle ocupa o terceiro lugar com participação de 8,5%, e assim sucessivamente com Marilan (8,0%), Mondelez (8,0%) e Pepsico (5,4%), enquanto que a M. Dias Branco lidera o mercado, com 29,6%, de acordo com dados da Nielsen do acumulado do ano de 2019. O restante do mercado encontra-se fragmentado entre um grande número de empresas.

Performance Recente do Setor de Biscoitos no Brasil

A ascensão social da população está incentivando o consumo de biscoitos, inclusive com maior valor agregado. Os biscoitos tidos como saudáveis também estão apresentando taxas de crescimento bastante expressivas, evidenciando uma oportunidade de expansão da produção.

A tabela abaixo mostra a participação de mercado dos competidores no setor de biscoitos nacional e o das regiões Nordeste e Sudeste do País para o período indicado, em termos de volume e faturamento:

Setor de Biscoitos
Participação de mercado em termos de Volume vendido
Brasil Nordeste Sudeste
M. Dias Branco 33,8% 58,8% 21,7%
Marilan 8,5% 5,9% 10,7%
Nestlé 7,2% 3,0% 9,5%
Bauducco 6,7% 3,1% 9,0%
Pepsico 5,0% 1,6% 6,3%
Mondelez 4,5% 1,7% 5,9%
Outros 34,3% 25,8% 36,9%
Fonte: AC Nielsen ( Varejo + Cash Carry Ano de 2019)

 

Setor de Biscoitos
Participação de mercado em termos de Faturamento
Brasil Nordeste Sudeste
M. Dias Branco 29,6% 53,7% 22,0%
Marilan 8,0% 5,9% 9,4%
Nestlé 8,5% 4,4% 10,1%
Bauducco 8,6% 5,3% 10,4%
Pepsico 5,4% 2,2% 6,2%
Mondelez 8,0% 4,2% 9,4%
Outros 32,0% 24,2% 32,5%
Fonte: AC Nielsen (Varejo + Cash Carry: 2019)

 

voltar

topo