Breve Descrição do Setor de Biscoitos no Brasil
Os biscoitos são segmentados em Recheados, Crackers e Água e Sal, Wafers, Maria e Maisena, Secos e Doces, Amanteigados, Salgados, Rosquinhas e outros. Em consumo per capita, atualmente o Brasil consome cerca de 7,021 kg por habitante ao ano conforme dados da Nielsen & IBGE – Elaborados e divulgados pela ABIMAPI.
Em 2019, de acordo com dados da AC Nielsen, o Sudeste foi responsável pelo maior volume de vendas de biscoitos no Brasil, cerca de 46,5%, já que possui a maior renda per capita do país e que o consumo destes produtos são fortemente influenciados pelo poder aquisitivo das famílias.
O Brasil ocupa a posição de 4º maior vendedor mundial de biscoitos em toneladas, com registro de 1,27 (milhões de ton), comercializadas em 2019, segundo os dados da ABIMAPI e Euromonitor.
Até o início do Plano Real (implementado em meados de 1994), o setor era caracterizado como sendo predominantemente de capital nacional e dirigido por empresas familiares. O setor passou por um acentuado crescimento, levando ao início de um processo de compra das empresas menores pelas grandes marcas internacionais. Em 2003, com o controle da Adria passando para a Companhia (que a incorporou posteriormente), a liderança do mercado brasileiro voltou a pertencer a uma empresa de capital nacional. Atualmente, a Bauducco encontra-se em segundo lugar com participação de 8,6%, a Nestle ocupa o terceiro lugar com participação de 8,5%, e assim sucessivamente com Marilan (8,0%), Mondelez (8,0%) e Pepsico (5,4%), enquanto que a M. Dias Branco lidera o mercado, com 29,6%, de acordo com dados da Nielsen do acumulado do ano de 2019. O restante do mercado encontra-se fragmentado entre um grande número de empresas.
Performance Recente do Setor de Biscoitos no Brasil
A ascensão social da população está incentivando o consumo de biscoitos, inclusive com maior valor agregado. Os biscoitos tidos como saudáveis também estão apresentando taxas de crescimento bastante expressivas, evidenciando uma oportunidade de expansão da produção.
A tabela abaixo mostra a participação de mercado dos competidores no setor de biscoitos nacional e o das regiões Nordeste e Sudeste do País para o período indicado, em termos de volume e faturamento:
Setor de Biscoitos | |||
---|---|---|---|
Participação de mercado em termos de Volume vendido | |||
Brasil | Nordeste | Sudeste | |
M. Dias Branco | 33,8% | 58,8% | 21,7% |
Marilan | 8,5% | 5,9% | 10,7% |
Nestlé | 7,2% | 3,0% | 9,5% |
Bauducco | 6,7% | 3,1% | 9,0% |
Pepsico | 5,0% | 1,6% | 6,3% |
Mondelez | 4,5% | 1,7% | 5,9% |
Outros | 34,3% | 25,8% | 36,9% |
Fonte: AC Nielsen ( Varejo + Cash Carry Ano de 2019) |
Setor de Biscoitos | |||
---|---|---|---|
Participação de mercado em termos de Faturamento | |||
Brasil | Nordeste | Sudeste | |
M. Dias Branco | 29,6% | 53,7% | 22,0% |
Marilan | 8,0% | 5,9% | 9,4% |
Nestlé | 8,5% | 4,4% | 10,1% |
Bauducco | 8,6% | 5,3% | 10,4% |
Pepsico | 5,4% | 2,2% | 6,2% |
Mondelez | 8,0% | 4,2% | 9,4% |
Outros | 32,0% | 24,2% | 32,5% |
Fonte: AC Nielsen (Varejo + Cash Carry: 2019) |
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