Em 2013 foram lançados novos sabores de (i) massas para microondas das marcas Adria (Liggero), (ii) biscoitos da linha Gold Class, (iii) biscoitos waffer mega recheio e tortinhas da Vitarella, e (iv) biscoitos Animados Zoo Richester.

Em 2014 foram investidos R$ 3,1 milhões em pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos. Foram finalizados 26 projetos de otimização, visando novos formatos de biscoito, melhorias sensoriais, adequação de embalagens, adaptação das formulações, redução de sódio, entre outros, impactando positivamente centenas de nossos produtos em linha. Essas melhorias focam a eficiência de processos industriais, ao atendimento à regulamentação, ao incremento da qualidade e, principalmente, que os consumidores fiquem ainda mais satisfeitos com os nossos produtos.

Em 2015, foram investidos R$ 6,5 milhões em pesquisa e desenvolvimento de produtos (R$ 5,2 milhões em 2014), com a conclusão de 49 projetos nessa área, entre novos produtos, melhorias ou otimizações. Além disso, foram executados vários projetos de racionalização de recursos, sem prejuízo à qualidade ou às características sensoriais dos produtos.

Foram investidos em pesquisa e desenvolvimento, em 2016, R$ 8,1 milhões, que resultaram em 156 projetos, entre novos produtos, melhorias e otimizações. O valor representa da nossa receita líquida 0,15% e dentre os lançamentos, destacam-se, os cookies de baunilha e chocolate nas marcas Vitarella, Adria e Richester, a margarina Vitarella de 1kg e os biscoitos recheados quadrados de baunilha e chocolate e de baunilha e morango das marcas Richester, Animados Zoo e Adria Plugados. Ao todo, foram lançados 29 produtos, que agregaram R$19,6 milhões a receita bruta do exercício de 2016. Considerando os lançamentos ocorridos nos últimos 24 meses, o montante agregado em 2016 foi de R$186,5 milhões.

Para 2017, a Companhia trabalhará com um portfólio de 160 projetos, com foco em Saudabilidade, Sustentabilidade e Indulgência, seguindo nova metodologia de Inovação estabelecida.

Em 2018, investimos R$ 8,7 milhões em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. As ações previstas no Projeto Estratégico de Gestão da Inovação da M. Dias Branco englobam: (i) Programa de conexão com ecossistema de startups, buscando agilidade no processo de inovação e captura de oportunidades tecnológicas e de novos negócios para a empresa. (ii) Investigação de Tendências Tecnológicas e de Mercado, por meio da realização do mapeamento do mercado e o apontamento das principais tendências do setor nos territórios de Saudabilidade, Nutrição, Indulgência e Experiência. (iii) Gestão de Portfólio e Funil de Projetos de Novos Produtos e Embalagens, com a identificação e priorização de projetos de acordo com os recursos e importância para o negócio. (iv) Fortalecimento de Pesquisa Tecnológica, firmando alianças estratégicas com centros de pesquisa, universidades, fornecedores e startups para geração de conhecimento e desenvolvimento de novos projetos.

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