1) Receita Operacional Bruta
Trata-se de toda a receita operacional gerada por uma companhia durante determinado exercício antes das deduções referentes à devoluções e impostos.
2) Custos dos Produtos Vendidos (CPV)
O Custo de Produtos Vendidos (CPV) representa o valor total empregado para a produção dos bens comercializados por uma companhia. No caso da M Dias Branco, o CPV contempla os custos operacionais de matéria prima (trigo, óleo, açúcar, farinha de terceiros, gordura de terceiros e outros insumos), embalagens, mão de obra, gastos gerais de fabricação, depreciação, amortização e diversos.
3) Lucro Bruto
O Lucro Bruto é obtido pela Receita Líquida menos o Custo dos Produtos Vendidos (CPV).
4) Despesas com Vendas, Gerais e Administrativas
Representa o montante gasto pela companhia para cobrir despesas com salários e outros encargos de empregados da área comercial e administrativa, além de gastos com publicidade, propaganda e outros veículos de comunicação institucional.
5) EBITDA
EBITDA (em inglês, Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization) representa o resultado líquido do período, acrescido dos tributos sobre o lucro, das despesas financeiras líquidas das receitas financeiras e das depreciações, amortizações e exaustões.
6) Despesas/Receitas Financeiras
As despesas financeiras são provenientes de remunerações à capital de terceiros (bancos e outras instituições financeiras) tais como juros pagos, correção monetária, comissões bancárias, etc. Já as receitas financeiras, buscam compensar as despesas por meio de aplicações, juros recebidos, entre outros.
7) Imposto de Renda e Contribuição Social
São os encargos pagos referentes ao Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
8) Lucro Líquido / Prejuízo
Após a dedução de todos os custos e despesas (incluindo impostos) da receita gerada no exercício, obtém-se o lucro líquido (caso o resultado final seja positivo) ou prejuízo (caso este resultado seja negativo).
9) Ativo e Passivo
O ativo representa os bens e direitos da companhia, podendo ele ser circulante (caixa, estoques, contas a receber, etc) ou não circulante (bens imobilizados, intangíveis, investimentos, etc).
O passivo por sua vez, representa as obrigações e dívidas contraídas pela companhia, também se classificando como circulante (representa todos os compromissos que a empresa deverá quitar no período de um ano) e não circulante (compromissos a serem quitados em um período superior a um ano).
10) Patrimônio Líquido
O patrimônio líquido representa o valor contábil total que os sócios ou acionistas detém na forma de quotas ou ações.
11) Preço / Lucro (P/L)
Índice obtido através da divisão do preço da ação no mercado pelo lucro projetado por ação. Tem por objetivo mostrar quantos anos seriam necessários para reaver o capital aplicado na compra de uma ação por meio do recebimento do lucro gerado pela empresa na forma de dividendos.
12) Dívida Líquida / EBITDA
Este índice de endividamento tem por objetivo medir a alavancagem da companhia por meio da indicação da quantidade de anos a mesma precisaria para quitar todas as suas obrigações para com terceiros.
13) Margem de EBITDA
A margem EBITDA é encontrada através da divisão do EBITDA pela Receita Líquida, evidenciando desta forma a representatividade do EBITDA na Receita Líquida da companhia.
14) EVA
O EVA (em inglês, Economic Value Added) pode ser definido como o resultado apurado pela companhia que excede à remuneração mínima exigida pelos proprietários de capital, é o indicador que está diretamente relacionado à criação de riqueza ao acionista.
topo